Aliados do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Vale do Aço, já traçam planos para as eleições municipais de 2024. Em Timóteo, Vinicius Bim saiu fortalecido para disputa à prefeitura, vereador foi escolhido como pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores.
Nascido em Timóteo, Vinicius iniciou sua trajetória como funcionário público municipal, onde atua por mais de 20 anos. Eleito vereador em 2020, é formado em Administração de Empresas e casado com Amanda Luza. Na atuação sindical, foi diretor de assuntos jurídicos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipal de Timóteo (SINSEP).
Reconhecido como parceiro dos movimentos sociais, culturais e das causas populares, ao longo do mandato, o vereador ganhou destaque por sua participação nas discussões do Rateio do Fundeb em 2021, na relação entre a Haf Empreendimentos (Coelho Diniz) e a atual gestão por falta de transparência, na luta contra o aumento dos tributos aprovado pelo atual governo municipal, no processo contra a municipalização das escolas estaduais, no enfrentamento contra o inchaço da máquina pública com a criação de cargos comissionados, nos esforços pela ampliação das instalações do CEFET, na implantação do piso da enfermagem e na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público, popularmente conhecida como “CPI da AUTOTRANS”. Na comissão, ele denuncia a precariedade do serviço de transporte público e investiga o subsídio dado, pela prefeitura, à empresa.
De acordo com Vinícius Bim a corrida eleitoral de 2024 terá importância nacional e será fundamental para restabelecer uma efetiva participação dos munícipes nas decisões políticas da cidade. “Para consolidar a vitória do presidente Lula (PT), que hoje governa o Brasil, é essencial garantir o processo democrático, que sofre riscos, com participação popular efetiva e colocar em disputa um projeto que rompa com as atuais amarras políticas no município. Nos livramos do pior, do fascismo, da política de destruição bancada pelo Bolsonaro. Agora, estamos conscientes das dificuldades a serem enfrentadas e sabemos que é preciso organizar mais e debater o cotidiano e o futuro da nossa cidade”.
Vinicius Bim ressalta, “a arrecadação da cidade de Timóteo, de quase 400 milhões por ano é capaz de garantir à população pelo menos o necessário para ter qualidade na educação desde a primeira infância, na atenção básica da saúde, nas políticas de combate à fome, à miséria e à desigualdade social. Nas questões da mobilidade urbana que são caóticas em Timóteo e nas políticas do meio ambiente. O orçamento municipal atual é capaz de garantir um bom fornecimento de água, limpeza pública, coleta de resíduos, das questões relativas aos serviços de esporte, lazer e cultura. E não é o que estamos vendo atualmente. Tem muito dinheiro entrando e pouca politica pública sendo executada. Porém, para além do grande orçamento municipal e uma boa aplicação de recursos, é necessário o diálogo com o governo federal, para fazer grandes obras de infraestrutura, que resolvam o deficit habitacional e evitem tragédias em época de chuva, entre outras questões, que são de grandes necessidades da nossa população”.
“O Partido dos Trabalhadores de Timóteo está preparado para assumir este compromisso com a nossa população e sabemos que, podemos obter a vitória nas eleições 2024, nosso primeiro passo é construirmos uma candidatura competitiva apontada pelo campo progressista. A nossa indicação de pré-candidatura foi unânime e conta com o apoio das lideranças locais do partido. Mas, queremos mais que isso. Estamos debatendo com outros grupos e pretendemos ampliar especialmente com aqueles partidos e com setores que ajudam na sustentação do governo do presidente Lula”, finalizou Vinicius Bim.