
O Sistema Faemg Senar, em parceria com sindicatos rurais, prefeituras locais e o Hospital de Amor, e encerrou mais um ciclo do Programa Saúde Itinerante nas regiões do Vale do Mucuri e Vale do Aço, registrando um total de 3.898 atendimentos gratuitos em quatro municípios. A iniciativa levou serviços de prevenção, diagnóstico precoce e orientação em saúde a produtores rurais, trabalhadores do campo e suas famílias.
As ações foram realizadas em Machacalis, Águas Formosas, Franciscópolis e em Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), distrito de Belo Oriente, entre 30 de outubro e 13 de novembro.
Foram ofertados exames de mamografia, papanicolau, PSA, rastreamento de câncer de pele, além de testes rápidos, vacinação, oficina de saúde bucal e aferição de sinais vitais.
Para a analista de promoção social, Marília Costa Araújo, o impacto do Saúde Itinerante nas comunidades rurais da Regional 04 (Governador Valadares) demonstra a força e a importância do programa.
“Levar o Saúde Itinerante para estes municípios da regional significa garantir acesso à prevenção para quem mais precisa. O produtor rural dedica grande parte do seu tempo ao trabalho no campo e, muitas vezes, não consegue se deslocar para fazer seus exames. Quando a carreta chega perto à comunidade, esse cuidado se torna possível. É um programa que salva vidas, amplia o acesso e fortalece a cultura da prevenção no meio rural”, afirma Marília.
Ela reforça que muitos participantes relataram que, se não fosse o programa, jamais teriam realizado exames como mamografia, preventivo ou rastreamento de pele.
Parceria com a Cenibra em Belo Oriente
O diretor-presidente do Instituto Cenibra, Edson Valgas, destacou a participação da instituição no Saúde Itinerante e a importância da parceria para a comunidade. “Para o Instituto Cenibra, foi uma alegria participar do Saúde Itinerante ao lado do Sistema Faemg Senar e demais parceiros. Trazer esses exames para perto das famílias do campo reforça nosso compromisso com a saúde e a qualidade de vida das comunidades onde atuamos. Ver a população participando e aproveitando esse atendimento mostra como as parcerias transformam realidades. Quando unimos esforços, conseguimos levar serviços essenciais para quem mais precisa”.
Compromisso com o produtor rural
Com o encerramento das ações em Belo Oriente, a Regional 04 conclui mais um ano de atividades do Saúde Itinerante, ampliando o cuidado com a saúde das famílias rurais e aproximando serviços essenciais de quem vive distante dos grandes centros.
Ao avaliar o balanço dessas ações, o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Luiz Ronílson Paiva, destacou a importância do programa para os municípios atendidos. “O Saúde Itinerante tem sido uma ferramenta essencial para garantir acesso à saúde e qualidade de vida às famílias rurais. Encerramos esse ciclo com quase 4 mil atendimentos realizados apenas no Vale do Mucuri e em Cachoeira Escura, o que demonstra a relevância e a necessidade do programa. Nosso compromisso é continuar ampliando essas ações e fortalecendo as parcerias para que, em 2026, ainda mais comunidades sejam beneficiadas”.
Resultados por município:
Machacalis: 896 atendimentos
Águas Formosas: 898 atendimentos
Franciscópolis: 618 atendimentos
Belo Oriente (Cachoeira Escura): 1.486 atendimentos


