PALHAÇAS DA MINHA COMPANHIA (BH) ABREM CIRCULAÇÃO DE ESPETÁCULOS, POR MINAS GERAIS, EM GOVERNADOR VALADARES 

Além de apresentações em escolas, lares de idosos e instituições para pessoas com deficiência, a dupla faz também sessão única do espetáculo “BOO”, para toda a cidade, no dia 28/02, sábado, às 16h, no Teatro Atiaia (Centro). A entrada é gratuita.

Projeto patrocinado pela CEMIG, prevê a circulação de espetáculos em mais quatro cidades do interior de Minas Gerais, levando ao público um total de 35 apresentações gratuitas com palhaçaria, música e teatro. 

A partir de 25 de fevereiro, quarta-feira, Governador Valadares (MG) se torna palco, pela primeira vez, dos espetáculos da Minha Companhia (Belo Horizonte) – formada pelas palhaças Tecla (Maria Tereza Costa) e Brisa (Janaina Morse). Nos dias 25 e 26/02, quarta e quinta-feira, estudantes e comunidade escolar assistem ao poético e divertido “SHOW AVOAR” – que promete muita brincadeira e interação com a criançada. No dia 27/02, sexta-feira, duas Instituições sociais para pessoas idosas e para pessoas com deficiência, recebem a intervenção “Minha visita”, que propõe abordagem sensível e afetiva relacional, com palhaçaria e música. E para encerrar, no dia 28/02, sábado, o espetáculo “BOO” – que fala sobre o “medo” de forma leve e bem-humorada -, poderá ser visto pelo público da cidade, no Teatro Atiaia (Av. Brasil, Centro). A entrada é gratuita.

Este projeto é patrocinado pela Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realização Secult e Governo de Minas – Aqui o Trem Prospera

Segundo uma das idealizadoras da Minha Companhia, a artista Janaina Morse, um dos objetivos do projeto é levar as ações ao maior número de pessoas e contemplar os mais diversos tipos de público. “Cada uma das cinco cidades contempladas neste projeto receberá sete apresentações em escolas, lares de idosos e instituições para pessoas com deficiência, com encerramento aberto ao público em um espaço cultural ou Teatro local”. A parceira Maria Tereza Costa acrescenta: “Tanto BOO quanto SHOW AVOAR são espetáculos leves e divertidos, que misturam música, teatro e palhaçaria. Certamente vão agradar ao público de todas as idades”, afirma. A Minha Companhia, que passará ainda por Paracatu, Poço fundo, Ferros e Piau. 

ESPETÁCULO BOO

O nome BOO vem da onomatopeia do medo, expressão clássica e universal da infância, e que atravessa gerações. “A gente sempre falava em abordar esses temas meio tabu, ‘ditos intocáveis’ para as crianças. Em geral, a palhaçaria tem essa licença de falar de situações difíceis, de botar em evidência certas coisas, porém, de uma maneira subversiva, sutil e divertida”, explica. 

Inspirador para todas as idades, o espetáculo é uma jornada de coragem e superação. Nesta história cheia de reviravoltas, Brisa e Tecla mostram que, com valentia e união, todas podem se tornar verdadeiras super-heroínas! “No Brasil, a gente tem poucos espetáculos de palhaçaria feminina voltados para criança. Traz uma linguagem que toca o público com a graça, não só do riso, mas também, a graciosidade”, comenta Janaina Morse. 

Com orientação dramatúrgica de Assis Benevenuto e orientação de palhaçaria de Daniela Rosa, “a temática foi desenvolvida em cima de pilares de sororidade, representatividade e enfrentamento. Duas palhaças perdidas, vivendo o desconhecido, mas uma tem a outra e vão passar por essa situação juntas”, explica Maria Tereza. 

SHOW AVOAR

“SHOW AVOAR” é mais que um show. O trabalho reúne canções autorais com temas como imaginação, sonho, criatividade e foi pensado para construir paisagens sonoras e lúdicas, com olhar voltado para a criança. Em cena, as artistas Janaina Morse e Maria Tereza Costa, da Minha Companhia, interpretam oito canções, ao vivo, em variados estilos musicais, instaurando uma atmosfera de poesia, interatividade e muita diversão

“Avoar é um espetáculo muito gostoso de fazer e de assistir, porque o tempo todo estamos jogando com o público. Ele é interativo do início ao fim. As crianças participam e se divertem muito!”, comenta Maria Tereza Costa. Janaina acrescenta: “em cena, vivenciamos um momento de conexão real entre artistas e público. É encontro, brincadeira, música e poesia. Palhaçaria que canta, encanta e convida o público a brincar junto. 

Materialização do álbum homônimo contemplado em 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira, na categoria álbum infantil (2020), SHOW AVOAR é todo autoral. As letras, melodias, arranjos sonoros e vocais, são assinadas por Janaina Morse e Maria Tereza Costa. 

MINHA VISITA

“Minha Visita” é uma intervenção artística relacional conduzida pelas palhaças Brisa e Tecla, criada para promover a humanização, o cuidado e o bem-estar dos participantes. A ação propõe encontros poéticos e afetivos que valorizam a escuta, o vínculo e a presença, utilizando a palhaçaria e a música como ferramenta de aproximação e acolhimento, fortalecendo experiências com dignidade e convivência por meio da arte. Neste projeto, a intervenção é direcionada a instituições que acolhem ou atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e de saúde

SOBRE MINHA COMPANHIA

Janaina Morse é atriz, palhaça, formadora, musicista, letrista e compositora, atuante na cultura há mais de 20 anos, pesquisadora em comicidade e palhaçaria, desde 2007; Maria Tereza Costa é atriz, palhaça, cantora, musicista, compositora, com formação em teatro experimental e teatro musical, reconhecida e premiada na área de atuação e trilha sonora. 

Com trajetórias artísticas distintas, mas muita afinidade, as duas se encontram, em 2019, e criam a Minha Companhia que se dedica a projetos que integram teatro, palhaçaria e música, explorando as interseções e permeabilidades dessas linguagens em obras autorais marcantes que abordam o universo das infâncias por meio de narrativas contemporâneas e diferenciadas.

Por meio de processos criativos inovadores, Minha Companhia propõe novas perspectivas e narrativas, contribuindo para a reinvenção, fortalecimento e valorização da produção cultural feminina, em defesa do protagonismo feminino.

Entre gestão, produção e realização possuem em seu repertório 3 álbuns musicais, sendo um deles premiado com o 4º lugar no Prêmio da Música Popular Mineira – 2020, disponíveis na plataforma digital Spotify, 4 espetáculos, um projeto de visitas a instituições de vulnerabilidade social (Minha visita) e um Encontro de Palhaçaria Feminina, (Debuta, encontro de palhaçaria feminina).

SERVIÇO

As palhaças da Minha Companhia se apresentam em Montes Claros (MG)

ESPETÁCULO “SHOW AVOAR” 

25 e 26 de fevereiro, quarta e quinta (fechadas)

Total de 4 apresentações voltadas para alunos e comunidade escolar distribuídas nos turnos matutino e vespertino

INTERVENÇÃO “MINHA VISITA”

27 de fevereiro, sexta (fechada)

Total de 2 intervenções voltadas para instituições de vulnerabilidade social

ESPETÁCULO “BOO”

28 de fevereiro, sábado – 16h (aberta ao público de toda cidade)

Teatro Atiaia

(Av. Brasil 2920 – Centro, Governador Valadares)

Entrada gratuita

Mais informações: @minha_companhia

minhacompanhia1@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES

RIZOMA COMUNICAÇÃO & ARTE

Beatriz França – assessoria de imprensa – 31 9 9733 3127 | beatrizfranca@rizomacomunica.com.br

Renata Rocha – assessoria de imprensa – 31 8803 6295 | renatarocha@rizomacomunica.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *