Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, considerada a capital mundial do voo livre, recebe a partir da próxima sexta-feira 25 fevereiro 2022 o Fly Uai. O evento, com três dias de duração, acontece no pico da Ibituruna, com seus 1.123 metros de altitude, condições climáticas e relevo propícios para a prática do voo livre, seja de parapente ou asa delta.
O Fly Uai foi idealizado pela Associação de Voo Livre do Ibituruna (AVLI), que por sua vez se inspirou na Copa Ícaro (Coupe Icare), considerado o maior festival de esportes aéreos do mundo e que acontece anualmente nos Alpes franceses.
Os três dias do festival vão apresentar ao público as diferentes modalidades de voo livre, mesclando com outras atividades de entretenimento aéreo, como acrobacias, voo à fantasia, competição de Pouso na Mosca (salto de precisão), saltos de paraquedas e demonstrações de windsuit (o traje planador utilizado para os praticantes planarem no céu).
Esse projeto está entre os apoiados pela primeira edição do Edital Doce, iniciativa da Fundação Renova para incentivar e apoiar projetos de fomento ao turismo, cultura, esporte e lazer na região impactada pelo rompimento da barragem de Fundão.
A expectativa dos organizadores é que entre 200 e 250 pilotos participem das competições, e um público de 1.500 pessoas passem, por dia, pela Feira da Paz, que é local oficial de pouso dos pilotos.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas no próprio site do evento: www.flyuai.com.br. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]. Outros canais do evento são o Instagram, Facebook e YouTube.
Covid
Apesar de ser gratuito, o acesso ao evento será controlado, tanto no pico do Ibituruna como na Feira da Paz, devido ao cenário de pandemia do Covid-19. Os organizadores farão controle de temperatura de todos que entrarem nos espaços. A apresentação do comprovante de vacinação impresso ou digital (via aplicativo) e o uso de máscaras serão obrigatórios para entrar. Também haverá totens de álcool em gel.