Pela tradição católica, as comemorações natalinas se encerram com a Festa de Santos Reis. Em Ipatinga, essa celebração será marcada com um evento integrado de música, audiovisual e literatura que se realizará no dia 8 de janeiro de 2022 no Galpão 1 do Parque Ipanema a partir das 19:00. O evento Parque dos Santos Reis será uma homenagem às Folias de Reis, manifestação da cultura popular registrada como Patrimônio Imaterial de Minas Gerais pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – IEPHA/MG em 2017.
A principal atração musical será o concerto Noite de Santo Reis com o Grupo Cantastoria, às 20:30. O nome do espetáculo é retirado de uma obra do compositor Elomar Figueira Melo que também será homenageado pelos artistas Elton Becker (voz), Petrônio Joabe (violão e viola), João Omar (violão e violoncelo) e Gabriela Mello (violoncelo). João e Gabriela são, respectivamente, filho e neta do homenageado.
“O repertório desta apresentação busca traçar um quadro especial de Folia de Reis de todos os tempos e, evidentemente, vai passar pelas cantigas, incelenças, toadas e trovas de Elomar, as quais tecem os sertões a partir de linhas poéticas e ancestrais”, informa Becker que é também historiador e acrescentará ao concerto informações didáticas sobre a tradição ibérica das Folias de Reis.
JOVENS PRESERVANDO A TRADIÇÃO
Na abertura do concerto, às 20:00, haverá uma apresentação do grupo Jovens Reis de Folia formado por adolescentes da cidade de Ubaporanga. Esse trabalho é resultado de uma oficina de mais de 30 horas executada pelo compositor e multi-instrumentista Júlio Vasconcelos, incluindo o aprendizado de construção de flautas de pvc e adufes (tambores quadrados) e o ensaio das peças musicais que serão apresentadas. O figurino do grupo é da artista plástica e artesã Tânia Regina Magalhães. O grupo foi criado com a intenção de renovar a tradicional Folia de Reis São Domingos de Gusmão, de Ubaporanga, uma das poucas manifestações desse gênero existentes na região.
“Além de ser uma oportunidade única para o aprendizado de um ofício, a fabricação de instrumentos musicais, que pode gerar renda, a oficina vai conectar os jovens aprendizes com suas raízes culturais mais profundas presentes na Folia de Reis da cidade”, completa Júlio Vasconcelos.
Por fim, faz parte ainda do evento a exibição de uma websérie sobre o projeto Parque dos Santos Reis e o lançamento do livro infantil A Viagem de Pimpim Pinheiro, de autoria da jornalista, pedagoga e Doutora em Comunicação e Cultura Fernanda Lima Lopes, com ilustrações da aquarelista Adriana Cotta Queiroz Silveira, ambas residentes no Vale do Aço. A obra, ilustrada em aquarela, tem como tema a experiência natalina de uma pinha. Durante o evento, o livro será entregue a quem doar, no local, um quilo de alimento não perecível que será repassado para o Lar da Divina Providência de São Vicente de Paulo, em Ipatinga.
“A cultura deve ser estimulada desde a infância e a literatura é uma janela aberta para as crianças ampliarem seu repertório e seu conhecimento. A Viagem de Pimpim Pinheiro é, além de tudo isso, uma oportunidade de revalorização de uma das mais lindas e importantes tradições culturais, as festas do ciclo natalino”, acrescentou a autora.
O projeto Parque de Santos Reis é realizado com recursos do Edital nº 01/2021 da Lei Aldir Blanc na modalidade Seleção de Propostas para Organizações da Sociedade Civil. A promoção é da Casa Sol Invictus em parceria com o Instituto Cultural Princesa Isabel, entidades que têm como foco a valorização do Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais e do país. Também conta com o apoio das prefeituras de Ubaporanga e de Ipatinga.
“O Parque Ipanema, além dos vários equipamentos existentes, tem se tornado um local especial de cultura. As celebrações natalinas tornaram-se uma tradição na nossa cidade e, este ano, no dia 8 de janeiro teremos uma celebração com Folias de Reis para encerrar o natal do ipatinguense”, concluiu o vice-prefeito, Alex Oliveira.