A cidade de Jaguaraçu celebrou em grande estilo mais um aniversário com uma linda festividade no último final de semana. A festa aconteceu nos dias 09,10,11 e 12 de dezembro e contou com atrações musicais, culturais, esportivas e religiosas.
A abertura das comemorações ficou por conta da 1ª Edição do Miss Jaguaraçu. O concurso voltado para as jovens da cidade, que tinha como objetivo incentivar a auto estima, amor próprio, carisma e os valores familiares, provando que a jovem Miss Jaguaraçu não é apenas um rostinho bonito. O jurado composto por profissionais da área de moda, tiveram a tarefa de avaliar tecnicamente cada uma das 10 belas e empoderadas jovens na passarela.
Após a apuração dos votos foram anunciadas as ganhadoras: Lígia Santos Dias Duarte – Miss Popularidade; Helen Laisa – Segunda Princesa; Yasmim Gomes – Primeira Princesa e a jovem Emanuelle Batista Gabriel consagrada a Miss Jaguaraçu.
Esta noite com certeza ficará na memória das candidatas, familiares e público presente.
No sábado aconteceu o 4º Festival da Cachaça, que contou com a participação de grandes
fabricantes da região como: Canela de Ema, Dom Inácio, Casa Mineira, MinasSali, A Boa do Vale e o chopp Kpitan Klaus.
Além dos atrativos já relacionados, a animação das noites de sexta e sábado, ficou por conta dos artistas Simão do Forró, Andrey Ferraz e Dj Renan que fez o público danças e festejas ainda mais.
O domingo amanheceu mais alegre ao som da alvorada realizada pela Banda Lira São José e suas convidadas. Depois de um lindo desfile pelas ruas da cidade as bandas dirigiram-se para o Parque de Exposição para as apresentações individuais. Mesmo depois da festança das noites anteriores os munícipes e turistas presentes, ainda mantiveram o pique e participaram ativamente do Encontro de Bandas e da 1ª Feira de Arte e Delícias, mais uma novidade na programação comemorativa deste ano.
A feira contou com a exposição de artigos como feitos de crochê, pinturas em tecido, laços, pulseiras e assessórios infantis, nécessaires, carteiras, mantas, costuras criativas, vidros personalizados, trufas, doces e bolo de pote e também pratos típicos da cidade, como, chouriço, mucela, linguiça caseira, bananinha frita e muito mais. Tudo produzido pelos próprios moradores. Um dia regado boa música, boa comida e muita animação, assim podemos resumir o domingo, dia 11 de dezembro.
E para finalizar com chave de ouro, na segunda feira, dia 12 de dezembro, data em que se comemora a elevação de Jaguaraçu a categoria de município, após a Missa em agradecimento a Deus pelos 69 anos de muitas conquistas e vitórias da cidade, celebrada pelo Padre Márcio Rodrigo, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, aconteceu a final dos Jogos Abertos de Jaguaraçu edição 2022.
Dentro dos Jogos Abertos tivemos a modalidade de futsal masculino e feminino adulto e futsal masculino mirim.
Os alunos do Projeto Bom de Bola, Bom na Escola foram os primeiros a jogar na noite. Seguidos do futsal feminino e depois a final do futsal masculino.
Na categoria mirim o placar ficou Jaguaraçu 1 x 1 Lagoa do Pau. Categoria Feminino: Jaguaraçu 2 x 2 Marliéria.
O torneio masculino começou no dia 23|11 com participação de 7 times, um total de 74 atletas, divididos em 2 chaves. Os atletas se empenharam, demostrando muita raça e força de vontade em busca do título de campeão deste ano. Após uma final disputadíssima, o time Amigos do Ryan foi consagrado campeão dos Jogos Abertos por vencer com o placar de 4 x 0 o time AC City. Também foram premiados o jogador Washington Martins Gabriel como artilheiro do torneio com 13 gols e Leonardo Henrique Lima como melhor goleiro.
A torcida que acompanhou o torneio desde o início vibrou fervorosamente a cada partida.
Quando perguntado pelo banco geral dos eventos de comemoração dos 69 anos de Jaguaraçu, o Prefeito Márcio pontuou da seguinte forma: “Os eventos em comemoração ao aniversário da cidade foram um sucesso: Sucesso de público, sucesso de participação da população, sucesso nas redes socias, sucesso de satisfação. UM SUCESSO.”