Município passa a contar com dois membros no Conselho Estadual de Assistência Social
Representantes do Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga (CMASI) vão ocupar duas cadeiras no Conselho Estadual de Assistência Social de Minas Gerais (CEAS-MG). Os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social foram eleitos durante participação na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nos dias 30/31 de outubro e 1º de novembro, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A conquista tem um significado especial, conforme enfatiza a secretária de Assistência Social do município, Jany Mara Bartolomeu: “Trata-se de um fato inédito e que demonstra a seriedade e o comprometimento dos membros do CMASI na defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”.
Eleição
O evento reuniu cerca de mil pessoas durante três dias e nele foi realizada a eleição para escolha dos representantes da sociedade civil e governamentais para composição do Conselho Estadual de Assistência Social, mandato 2023-2025.
Dois representantes de Ipatinga serão conselheiros estaduais: o atual presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ipatinga e diretor do Departamento de Políticas de Assistência Social (Depas), Flávio Miranda, e a Assistente Social do CRAS Território I, Laís Alexandre. “Desta forma, Ipatinga vai ocupar uma cadeira no segmento governamental e outra no segmento da sociedade civil”, observou a secretária.
CEAS-MG
O Conselho Estadual de Assistência Social é uma instância de deliberação do sistema descentralizado e participativo de assistência social, o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), de caráter e composição paritária entre Governo e Sociedade Civil e vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social. O órgão é responsável por deliberar e fiscalizar a execução da Política de Assistência Social em Minas Gerais.