No dia “D” mais de 164 pessoas foram testadas em Ipatinga
No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as ações de prevenção e conscientização em relação à doença, além de ampliar a oferta de exames e testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, procedendo ainda orientações e encaminhamentos.
Durante todo o dia, 164 testes rápidos foram realizados, sendo que 12 testaram positivo para Sífilis e foram orientados e direcionados para as respectivas unidades básicas de referência.
A Secretaria de Saúde salienta que é importante se prevenir, seja por meio do uso de preservativos em todas as relações sexuais, da testagem para a detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e do tratamento, caso a pessoa venha a ser infectada.
“É importante ressaltar que a camisinha continua sendo o método mais acessível e eficaz para evitar as ISTs como a Sífilis, o HIV, as hepatites virais, dentre tantas outras. Então, o uso do preservativo em todas as relações sexuais continua sendo fundamental”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Walisson Medeiros.
Além das atividades alusivas ao mês de conscientização, a Prefeitura de Ipatinga oferece diversos serviços de prevenção e acompanhamento. Nas Unidades Básicas de Saúde da cidade são ofertados testes rápidos de HIV para detecção de anticorpos, feitos em menos de 30 minutos. Os munícipes podem procurar as UBSs de referência e procurar atendimento.
Saiba mais A Aids é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para Aids. Os sintomas da Aids incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.