Alunos e educadores fazem visita guiada em bem tombado de Ipatinga

PROJETO POUSO CULTURAL

Alunos e educadores das redes pública e particular terão a chance de conhecer a história de um dos patrimônios culturais mais importantes de Ipatinga. Nesta quarta (13) e quinta-feira (14), eles participam de uma visita guiada à Estação Pouso de Água Limpa, no Novo Centro, com direito a palestra e apresentação teatral do grupo Farroupilha, que encena a peça “Nossa Brincadeira de Boi”. A estação é um bem tombado pelo patrimônio histórico do município, por meio da Lei 1.727, de 4/11/1999.

As ações de educação patrimonial fazem parte do Projeto Pouso Cultural, desenvolvido pela Prefeitura de Ipatinga por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel). A visita será realizada em dois períodos, de 9h às 11h e de 14h às 16h, tendo como público-alvo alunos e educadores do Centro de Educação Infantil (CEI) Criança Feliz e do Colégio Adventista, ambos instalados no Centro.

O Patrimônio Cultural é um conjunto de bens materiais e imateriais que refletem a identidade, história e cultura de um povo. Ele engloba desde monumentos, museus, danças e festas tradicionais até histórias transmitidas de geração em geração. Conhecer e respeitar o patrimônio é essencial para preservar nossa história e manter viva a nossa cultura, de acordo com a administração municipal.

O compromisso do poder público é com a educação, difusão e preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. As ações, desta vez, vão se concentrar no complexo situado à margem direita do ribeirão Ipanema, no Novo Centro, e constituído por uma locomotiva a vapor (“Maria Fumaça”) alemã, fabricada em 1937; a Estrada de Ferro Caminho das Águas, e uma réplica de estação ferroviária de 1917, denominada Estação Pouso de Água Limpa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: